Como utilizo meu certificado em nuvem?
Os seus certificados no Certificado em Nuvem podem ser utilizados de
dois modos:
- Aplicações Integradas: Desenvolvedores
podem integrar as suas aplicações com o Certificado em Nuvem, possibilitando
acesso e uso dos certificados de maneira transparente e segura
através da Internet. Solicite ao desenvolvedor das suas
aplicações esta funcionalidade caso não esteja disponível;
- App Desktop do Certificado em Nuvem: Você pode
instalar no seu computador o App Desktop do Certificado em Nuvem. O
App configura as aplicações do seu computador para fazer
uso do Certificado em Nuvem de maneira transparente e segura, possibilitando
o uso de seus certificados mesmo em aplicações onde o
desenvolvedor não fez a integração com o Certificado em Nuvem. Isso inclui
aplicações como navegadores de internet (Chrome, Internet
Explorer, Firefox, etc.) e aplicações relacionadas (eCAC, SAJ,
PJ-E, Conectividade Social, etc.) clientes de email (Outlook,
Thunderbird, etc.), aplicativos de escritório (Word, Office,
Adobe Reader), aplicações fiscais/contábeis (ReceitaNet, SPED),
entre outros. Se você encontrar dificuldade com o uso de alguma
aplicação específica, entre em contato conosco, utilizando a
opção "Ajuda/Relatório de Erro".
O sistema informa que a Senha de Autorização/Recuperação
estão incorretos. O que está acontecendo?
A causa mais comum de senha incorreta são esquecimento, erros de
digitação ou Caps Lock ativado sem que o usuário perceba, além de usar a senha de outro sistema (como a do BRy Cloud).
Verifique se a senha está sendo digitada corretamente.
Importante: Lembre-se que a senha de autorização
e recuperação são exclusivas do seu certificado no Certificado em Nuvem,
sendo portanto diferentes da utilizada na sua conta no BRy Cloud
ou em outros serviços BRy. Verifique também se não foi
realizada uma alteração de senha recente que você tenha
esquecido.
Persistindo o problema, entre em contato com o suporte da
BRy ou da aplicação integrada ao Certificado em Nuvem.
O sistema informa que a senha de autorização gerada pelo
celular (OTP) está incorreta. O que está acontecendo?
São duas as causas mais prováveis de uma senha de
autorização gerada por celular (OTP) não estar sendo aceita:
- OTP já utilizado: Cada OTP pode ser
utilizado apenas uma única vez. Se você realiza duas operações
em sequência, e por isso tentar utilizar o mesmo OTP, ele será
recusado na segunda operação. Aguarde uma nova senha ser gerada e tente
novamente.
- Dessincronia de relógio: O OTP é gerado
com base no tempo (data e hora atuais). Há uma pequena
tolerência de dessincronismo, mas se o relógio do celular
estiver muito dessincronizado o OTP gerado será considerado inválido.
Verifique se o relógio do celular/smartphone está sincronizado
com uma fonte confiável de tempo e configurado no furo horário correto. A maioria dos celulares faz
esta sincronização de forma automática.
Persistindo o problema, entre em contato com o suporte da
BRy ou da aplicação integrada ao Certificado em Nuvem.
Meu usuário está bloqueado. Por que e o que posso fazer?
A conta no Certificado em Nuvem é bloqueada automaticamente se ocorrem
tentativas sucessivas de autenticação incorreta. Isso é necessário para
evitar ataques conhecidos como ataques de força bruta,
onde um atacante tenta adivinhar a sua credecial por tentativa e
erro. Caso você tenha a sua conta bloqueada, você pode aguardar
até que ele seja automaticamente desbloqueada, ou você pode
solicitar ao suporte da BRy que realize o desbloqueio manual.
O BRy Signer Mobile indicou erro de
integridade na minha conta.
Isso significa que o mecanismo de proteção do acesso ao seu
certificado foi acionado no BRy Signer Mobile porque o seu celular
não reconheceu alguma das operações realizadas. Primeiro, não se
preocupe, seu Certificado está seguro! Siga os seguintes passos
para verificar o que aconteceu e retomar o acesso ao mesmo:
Primeiro, verifique se você realizou uma restauração de
backup ou trocou de celular recentemente. Se sim, isso deve
explicar o problema! O seu celular está com uma versão antiga do
histórico de assinaturas, e portanto não reconheceu algumas das
assinaturas que estão registradas na nuvem, seja porque elas não
estavam no backup que você utilizou ou porque foram autorizadas
em um novo celular.
Independente do que ocorreu, verifique via seu histórico de
operações se você reconhece as assinaturas mais recentes, e se
não há nada inesperado. Se estiver tudo correto, siga os
seguintes passos para recuperar o acesso ao seu celular:
- 1. Remova as contas do Certificado em Nuvem do(s) seu(s) celulares.
- 2. Acesse o menu "Autenticação/Associar a novo celular"
- 3. Associe sua conta a um (e apenas um) celular.
Caso as dúvidas ou o problema persista, contate o suporte.
Usei o meu certificado para me autenticar em uma página,
mas recebi um pedido para realizar uma assinatura. Por quê?
Quando você utiliza o Certificado em Nuvem para se autenticar em um WebSite,
tipicamente o WebSite solicita a você que realize uma assinatura
digital sobre um "desafio", para provar que você tem realmente a
posse do seu certificado.
Ocorreu um erro de conexão quanto tento realizar uma
assinatura/autenticação
Alguns softwares de antivírus e firewall realizam um
monitoramento de trafego SSL que pode interferir no correto
funcionamento do Certificado em Nuvem. Nesses casos é necessário acrescentar o
endereço do Certificado em Nuvem na whitelist do software.
- Avast: Na tela inicial do Avast,
acessar a configuração (canto superior direito, ícone de
engrenagem). Clicar na aba geral, no canto superior esquerdo.
Clicar em Exclusões. Clicar na aba URLs. Clicar no
campo (digite endereço) e acrescentar "*https://www.bry.com.br/*"
(Incluindo os asteriscos).
- Outro antivirus/firewall: Entre em
contato com o BRy caso tenha problemas similares com outros
softwares.
Entre em contato com o suporte da BRy ou da aplicação
integrada ao Certificado em Nuvem. Teremos a maior satisfação de atendê-lo,
ouvir suas dúvidas, críticas e sugestões.